Correio Popular Notícia



SIMPÓSIO
Governo discute manejo sustentável em Rondônia

Data da notícia: 28/09/2012
Foto:

[IMG]http://www.correiopopular.net/LKN/Minhas Imagens/20120929-242.jpg[/IMG](Da Redação) Técnicos do segmento agropecuário, extensionistas, acadêmicos e autoridades estiveram na última quarta-feira (26), no auditório do SENAC (Serviço Nacional de Aprendizagem Rural), em Porto Velho, para a abertura do Simpósio sobre Manejo Sustentável das Pastagens de Rondônia. O evento, que encerrou ontem (28), trouxe especialistas renomados de várias localidades do país para falar de suas experiências e apresentar técnicas de recuperação de áreas degradas. Uma média de 75% da área de Rondônia encontra-se hoje em estágio de degradação.
A realização de um Simpósio para discutir manejos de pastagem teve por objetivo alavancar o conhecimento acerca do problema da degradação de áreas e mostrar a importância em se trabalhar na recuperação dessas áreas, principalmente nas destinadas às pastagens. ?Estamos em período de escassez?, diz o responsável pela área animal da Emater, José Renato Alves, referindo-se à escassez das águas, o que faz com que o pasto não rebrote dificultando a alimentação animal.
A preocupação com a recuperação de áreas em processo de degradação já ronda o Estado de Rondônia há alguns anos, mas no início de 2011 ganhou força após uma consultoria realizada pelo jurista, filósofo e professor de Harvard, Mangabeira Unger. Segundo o secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), Anselmo de Jesus, a consultoria prestada pelo jurista apontou que um dos maiores problemas de áreas degradadas estava nas pastagens.
Descobriu-se também a grande dificuldade na aquisição de calcário e, para isso, o Governo de Rondônia está investindo na construção de duas usinas de calcário, que serão fundamentais para a correção de solos. ?Não podemos esperar mais. Temos que dar qualidade ao nosso rebanho, recuperar nossas pastagens?, diz o secretário Anselmo.
Para o técnico da Embrapa Amazônia Oriental, PhD. Moacyr Bernardino Dias Filho, que abordou sobre o tema ?degradação, recuperação e adubação de pastagens?, existem muitas áreas abertas e é preciso saber como melhor utilizá-las. Em Rondônia, segundo o extensionista da Emater, José Renato, de 73% a 77% do solo encontram-se em estágio de degradação. ?No país a média é de 60%?, enfatiza o extensionista. É um dado assustador.

RECUPERAÇÃO - Durante o Simpósio foram discutidas diversas técnicas de recuperação de pastagens e formas de manejo sustentável, com o intuito de evitar novos desmatamentos. Para o secretário executivo adjunto da Emater, Francisco Mendes de Sá, o conhecimento da tecnologia de manejo de pastagem é muito importante, principalmente para a agricultura familiar. ?90% da produção leiteira vem da agricultura familiar e é isso que tem feito com que o agricultor permaneça no campo?.
O evento foi realizado em parceria entre o Governo de Rondônia, através da SEAGRI (Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária), EMATER (Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural), EMBRAPA (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) e SEBRAE (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas). Com informações da Assessoria ? Seagri.

Fonte:






Noticia vista 1430 vezes


Compartilhe com seus amigos:
 




www.correiopopular.com.br
é uma publicação pertencente à EMPRESA JORNALÍSTICA CP DE RONDÔNIA LTDA
2016 - Todos os direitos reservados
Contatos: redacao@correiopopular.net - comercial@correiopopular.com.br - cpredacao@uol.com.br
Telefone: 69-3421-6853.